quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Encontro 3º 02/10/09

Neste encontro discutimos o capítulo 4-O Objetivo da Descrição
Segundo Perini, o objetivo da descrição gramatical é descrever as formas e significados e a relação entre elas.
O autor cita alguns exemplos utilizando 4 frases que se diferem quanto as funções dos diversos sintagmas nominais, os quais ele afirma serem "fatos da língua".
Perini trabalha com hipóteses, e afirma que seu livro é baseado em hipóteses de aceitação geral, ele também parte da hipotese que informações não relevantes podem ser descartadas .Segundo ele,o que nos permite essa seleção de dados relevantes, são as proprias hipóteses.
Para Perini, o linguísta precisa trabalhar com hipóteses para descrever a gramática de uma língua, no entanto essas definições precisam ser explícitas para que possa ser claramente entendida através de uma só definição, para ele não deve haver implícitos na hora de definir uma regra que posteriormente será aplicada. Segundo ele, as vezes pode ser impossível chegar a uma descrição explícita devido ao nosso conhecimento insuficiente,porém é preciso chegar o mais próximo possível da perfeição.
Para finalizar este capítulo, Perini afirma que é importante saber que uma informação clara sempre tem algo à nos acrescentar, enquanto que um implícito não serve para nada, pois não pode ser testado ; é inútil e não trará conhecimento algum.

Andry

Nenhum comentário:

Postar um comentário