sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Encontro 2º - 23/09/2009 Forma e Significado

Neste capitulo Perini afirma que ao examinar uma frase notamos primeiramente uma série de palavras. Mas "cada palavra serve para comunicar um significado", como exemplo ele usa a palavra "mão"( diz que ela nos traz a mente o significado primário, de parte do corpo).

Mas o autor também afirma que ao aceitarmos tal relação entre palavras e significado, encontramos problemas, como no caso da palavra "de" que não transmite um significado claro( há casos em que será de posse, em outros será de proveniência ou até de meio), conclui-se então que cada palavra possui uma área semântica, ou seja um determinado número, mais ou menos definido, de possíveis significados.

Diz ele também que alguns linguistas admiram-se muito com esse fenómeno que as vezes chegam a afirmar que as palavras não possuem significado fora do contexto. Isso é uma afirmação errônea, Perini diz que "o significado de cada palavra, está longe de ser indefinido." pois nunca são ilimitados, "mão", por exemplo significa muitas coisas(parte do corpo, sentido do transito, camada de tinta, etc.), mas nunca significa pé( que também significa parte do corpo).
O contexto então serve para seleccionar o significado mais apropriado dentro da área semântica da palavra.

Newton

2 comentários:

  1. Ó eu aqui denovo, rsrsrsrs.

    Eu não disse que ia virar fã... E quanto ao resumo deste capítulo, eu digo... Gostei! Mas.. (Não sei se cabe a pergunta).. E como surgiriam novos significados (até então não evidentes) dentro dessa referida área semântica? Isto é, como surgem, na opinião de vocês, novas acepções para uma dada palavra??

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Leonardo, há um capítulo neste livro que trata justamente do surgimento de novos significados. Acho que a resposta a essa pergunta não é única. Há processos diversos envolvidos: pense por exemplo em resignificações que surgem a partir de fenômenos históricos, surgimento de novos produtos, línguas em contato e, acredito, usos metafóricos. Esses últimos são os grandes agentes na associação de novo significado a determinado item lexical.
    Aliás, a resposta a sua pergunta daria um estudo. Precipalmente da metáfora, comparação e metonímia.
    Abraços!

    ResponderExcluir